A OnStrategy revelou os resultados do estudo das Marcas Portuguesas Mais Valiosas 2022. Na interpretação que faz deste estudo, João Baluarte, responsável da consultora multidisciplinar, começou por recordar que 2022 marca a saída da pandemia, pelo que se assistiu a "uma recuperação generalizada das marcas, assentando esta melhoria, essencialmente, numa melhor performance, esperada e efetiva, ao nível do volume de negócios e consequentemente da sua rentabilidade".
Por outro lado – prossegue o partner responsável pelos estudos financeiros da OnStrategy –, a manutenção ou o reforço da força de marca nas principais marcas do ranking "revela a sua resiliência nestes períodos". "Não obstante esta evolução positiva e do outlook que suporta este estudo, existe um conjunto de incertezas que podem condicionar a manutenção desta recuperação nos próximos anos", relembra, apontando a guerra na Ucrânia, a inflação galopante, o aumento das taxas de juro, a alteração nas cadeias de abastecimento e uma tendência de menor globalização.
Sobre o 1.º lugar que é ocupado pela EDP neste estudo, é uma posição "em nada surpreendente". "A EDP tem vindo a ser, de forma consistente, a marca mais valiosa nos nossos estudos, com uma evolução crescente, quer em termos de valor quer em termos de força de marca."
Fonte: Jornal de Negócios 24 Junho 2022