Notícias

Partilhamos anos de Experiência

EDP no primeiro lugar do pódio das marcas mais valiosas

06 Julho 2023
EDP no primeiro lugar do pódio das marcas mais valiosas Novo Banco, Via Verde e Lusíadas Saúde também se destacam no estudo da OnStrategy.
João Baluarte, sócio e responsável pelos estudos financeiros da consultora, explica que este trabalho é "o culminar de uma sequência de estudos de marca que a OnStrategy tem vindo a divulgar desde o início do ano e que analisam a Reputação, Força e Energia de Marca e agora a Avaliação Financeira". "Entendemos que é a sequência lógica e coerente quando queremos ter uma visão consistente sobre a forma como as marcas evoluem, deixando perceber as variáveis que formam o seu valor e isto é algo que nos distingue. Nesse sentido, este ano publicamos as 100 marcas portuguesas mais A OnStrategy apresentou os resultados do estudo das 100 Marcas Portuguesas Mais Valiosas 2023. João Bavaliosas de forma a dar uma visão mais global do panorama das marcas nacionais", informa.

Em relação aos resultados, João Baluarte aponta a EDP que se mantém como a marca mais valiosa, algo que, recorda "ocorre consistentemente há vários anos". De uma forma positiva "destacam-se as marcas Novo Banco, Via Verde e Lusíadas Saúde com maior valorização (mais de 10%) e com a maior desvalorização a marca TAP (mais de 20%)".

No que toca aos setores de atividade – prossegue –, Energia e Retalho/Distribuição representam 38% (cerca de 19% cada) do valor consolidado das 100 marcas portuguesas mais valiosas, Banca, 12%, Petróleo e Gás, 11%, e Telecomunicações, 7%, que de forma agregada valem cerca de 17 mil milhões de euros.

De uma forma geral, conclui o responsável da OnStrategy, a valorização das marcas portuguesas "continua a ser impactada pelos fenómenos inflacionistas, pela instabilidade provocada pela guerra na Ucrânia e sobretudo pelo aumento das taxas de juro que condicionaram a perceção de risco e o aumento das taxas de desconto, que em muitos casos absorveram o aumento do volume de negócios e das margens operacionais nos diversos setores de atividade, bem como o aumento da força e energia das marcas nacionais".

 

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.