A consultora OnStrategy acaba de divulgar os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses, consolidando a informação referente aos 12 meses de 2021, no âmbito do RepScore. O RepScore é um estudo anual que avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2.000 marcas em Portugal.
Este trabalho é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando os atributos associados à notoriedade, relevância, consideração, confiança, admiração, preferência e recomendação.
Numa escala de 100 pontos, este estudo destaca a Delta com a melhor avaliação (83,5 pontos), recuperando a posição de liderança entre mais de 2.000 marcas auditadas que foram previamente identificadas de forma espontânea por mais de 50.000 cidadãos, e que refletem a sociedade em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social.
Oito marcas no nível de excelência
Este ano, apenas oito marcas atingem o nível de excelência (em 2020 eram 17 as marcas a registar esta avaliação). São elas: Delta (83,5 pontos), Google (82,3 pontos), Microsoft (82,3 pontos), Nestlé (82,2 pontos), Olá (82,0 pontos), Lego (80,8 pontos), Luso (80,7 pontos) e Disney (80,4 pontos).
Registe-se que a EDP Renováveis foi a marca que registou o maior crescimento do índice de reputação neste período (+ 4 pontos).
Quebra generalizada
Sobre o estudo, Pedro Tavares, partner e CEO da OnStrategy, refere que "há uma quebra generalizada no índice de reputação das marcas". Desde logo, o número de marcas de excelência (+ 80 pontos) "caiu de 17 para oito". "Numa análise mais fina, juntando as dimensões emocionais e racionais afetas à reputação, podemos afirmar que existiu um efeito boomerang negativo no sentido em que em 2020 as marcas até criaram relações emocionais fortes e elevaram os indicadores emocionais. Porém, em 2021, as soluções racionais associadas a serviço, inovação e cidadania não acompanharam as expetativas dos cidadãos, facto que impactou negativamente os indicadores racionais e consequentemente os indicadores emocionais."
Pedro Tavares acrescenta que os setores com maior destaque estão sobretudo "associados à saúde e bem-estar e, nesse sentido, devem ser considerados numa perspetiva de investimento em cidadania e responsabilidade social das marcas dos vários setores de atividade".
O responsável da consultora multidisciplinar realça o facto de "a marca Delta voltar a assumir a liderança reputacional e de a marca EDP Renováveis registar o maior crescimento", mas destaca igualmente "a relevância das marcas alimentares e tecnológicas no nível de excelência".
Os setores com melhor índice
Setorialmente, no estudo anual RepScore são avaliadas mais de 50 indústrias. E as marcas que registam o melhor índice são:
Metodologia do trabalho
Mais de 50.000 cidadãos (representativos da sociedade portuguesa) online e telefone.
Mais de 2.000 marcas selecionadas espontaneamente e auditadas ao longo de 52 semanas.
Mais de 50 indústrias/setores de atividade considerados e auditados.
Mais de 50 atributos auditados e avaliados.